top of page

A Arte de Dar Voz a Belas Palavras!

- oficina de narração de contos literários

“Exímio contador de histórias, (Oscar Wilde) encantava os círculos ingleses com suas ironias, a precisão formal dos textos e, claro, com a própria presença. Os que tiveram o privilégio de ouvi-lo, diziam que a voz cadenciada, bem modulada, a interpretação dramática e o carisma peculiar de Wilde eram simplesmente irresistíveis, cativando a atenção do público seleto que se reunia para assistí-lo.”

( Luciana Salgado)

Foto A pena de Wilde - lendo - por Claud

A Pena de Wilde - foto de Claudinei

Nakasone

Nessa oficina de narração de contos literários os participantes irão experimentar procedimentos de aproximação, estudo e elaboração de apresentação oral performativa de contos literários.

A base de estudo desses procedimentos são os contos de Oscar Wilde, estudados e trabalhos por Ailton Guedes há alguns anos e em trabalhos diversos tanto de narração como de teatro. A partir daí, partirão para análise dos contos escolhidos pelos participantes, para perceber o estilo do autor escolhido e a experienciarem a abordagem e elaboração de uma contação de histórias vinculada à estrutura narrativa presente no conto e permeada pela forma expressiva proposta pelo autor.

Cada participante irá trabalhar seu autor preferido, pois a paixão pela palavra do autor é fundamental para o desenvolvimento poético da atividade.

A ideia é que a narração se torne um ato de homenagem singular e original ao autor, uma forma de se expressar esteticamente amparado pelo amor a palavra daquele escritor e do próprio narrador.

A cada encontro os participantes farão exercícios técnicos de corpo, voz e interpretação de texto, aplicando-os ao autor desejado. Assim, vamos construindo passo-a-passo a narração de pelo menos um conto de cada autor escolhido por cada participante.

 

A sugestão de duração para essa oficina é de 4 encontros de 2 horas, num total de 8 horas de oficina, ao menos. O ideal é que haja um intervalo de pelo menos 2 dias entre um encontro e outro, para que os participantes possam trabalhar em casa os exercícios de análise das obras escolhidas por eles. E o público-alvo são pessoas interessadas na arte de narrar contos literários, com no mínimo 14 anos.

Entre em contato e solicite uma proposta comercial adequada a sua necessidade e/ou desejo!

III_Maratona_de_Histórias_da_Livraria_97

Dando voz ao cordel de Marco Haurélio na III Maratona de Histórias da Livraria 97

bottom of page