top of page
Ailton Guedes - III Maratona da 97 - fot

Contando "Tio Lobo" na III Maratona de Histórias da Livraria 97 (2019)

"Um conto sem riso é como um alimento sem sal."
(Amadou Hampâté Bâ)

Contos para Abrir Sorrisos

Desde que comecei a contar histórias, e aí já se vão quase 20 anos, o poder do riso como agente de conexão com o público e como um elemento apaziguador, revelador e transformador foi sempre muito evidente para mim.

Quando comecei a atuar em comédias no teatro, esse poder definitivamente se revelou como algo importante para mim como artista. Quando fui indicado ao Prêmio do Humor 2019 de Melhor Performance por minha atuação na peça Contos de Barbas tive a impressão de estar num bom caminho.

Assim, resolvi juntar em um repertório os contos que narro há alguns anos e que, além de trazer belas mensagens, também são capazes de promover o riso, cumprindo assim a dupla função da arte de contar histórias, que são indissociáveis segundo Pierre N´Dark, de educar e divertir!

Por vezes, vou acompanhado de uma nova parceira de arte, a musicista, compositora e cantora Nêga Azevedo, que traz na sua música aquela alegria irresistível e incomparável dos artistas pernambucanos!

Os Contos

Os contos que integram esse repertório são contos da tradição oral ouvidos por aí ou

coletados em publicações de recontos dessas histórias ao longo dos últimos anos:

•Tio Lobo

•São Jorge e o Dragão

•Leão Kandinga

•Grão de Milho

•O velho que perdeu sua verruga

•João Feliz ou O sonho do grão de bico

•O homem sem sorte

•O Sonho de Ismar

•O comprador de Sonhos

•A Fábula da Verdade

•E o Bem se paga com o Bem

Como Funciona?

Munido de meu sino de acordar histórias, herdado de minha avó portuguesa contadora de histórias chamada Amélia, acordo algumas histórias com a ajuda do público e a diversão começa!

Entre uma história e outra, para manter a mente atenta e os sorrisos nos lábios, apresento meu baralho pessoal de adivinhas antigas e tanto as crianças como os adultos entram na brincadeira, até que acordemos mais uma história. Ou temos o prazer de ouvir a bela e encantadora voz de Nêga Azevedo alegrando nossos ouvidos e corações.

Para isso acontecer, preciso apenas de uma banqueta ou uma cadeira sem braços para eu sentar e conversar com o público e uma mesinha para apoiar meu sino e a garrafinha de água. Caso o espaço não tenha uma acústica adequada para um bom dedo de prosa com poesia, o contratante providencia microfone sem fio (headset preferencialmente) e equipamento de som adequado para que todos ouçam as histórias.

Cada sessão de contos dura em média 50 minutos e são narrados de 2 a 3 contos e apresentadas algumas adivinhas.

Entre em contato e solicite uma proposta comercial adequada a sua necessidade e/ou desejo!

Festival de Ponta Grossa - 36.jpg

Após contação em uma escola durante o III Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa (2016)

Ailton_Guedes_-_Instituto_Pró-saber_Para

Contando "Tio Lobo" no Instituto Pró-saber de Paraisópolis

Nega Azevedo - foto 1.jpg

Nega Azevedo

bottom of page